quarta-feira, 26 de junho de 2013

CAPOEIRA + EDUCAÇÃO

06:37 PM, 24/6/2013 .. 0 comentários .. Link
A capoeira, quanto à origem, discutiu-se muito sobre duas fortes hipóteses: uma afirmava que a capoeira tinha vindo para o Brasil trazido pelos escravos, e a outra considerava a capoeira como
de 2008, patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo uma invenção dos escravos no Brasil. Hoje a hipótese aceita por quase todos os estudiosos é de que a capoeira surgiu no Brasil como instrumento de luta pela liberdade. Os movimentos das danças e rituais tribais dos negros africanos formaram o seu substrato estético-gestual.
Considerada, no passado, uma atividade marginal, a capoeira foi registrada em 15 de julho Iphan.
Não se trata de um tombamento, como ocorre com prédios históricos, mas de um registro que embasará o desenvolvimento de políticas públicas, como a permissão para que mestres de capoeira possam exercer a profissão sem o diploma de educação física, hoje obrigatório, e a criação de uma aposentadoria para mestres.
A educação é o caminho para a transformação da sociedade. Acreditamos que com o desenvolvimento de uma proposta pedagógica e lúdica que valorize o respeito a diversidade étnico-racial, cultural e social, cada individuo vai encontrar o equilíbrio entre o real e o imaginário. Com isso, ele (o individuo) vai alimentando sua formação interior, para então se descobrir como um agente formador e reprodutor da cultura e do saber.
Vale salientar que em 2013 completou 10 anos que a Lei n.º 10.639/2003 foi sancionada, determinando que a história e a cultura afro-brasileira e africana fizessem parte da grade curricular das escolas.

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