quarta-feira, 26 de junho de 2013

Os principais toques da capoeira regional deixados pelo mestre Bimba

10:40 PM, 25/6/2013 .. 0 comentários .. Link
Na Capoeira Regional possui apenas um berimbau e dois pandeiros, e as ladainhas geralmente são curtas, mais ou menos de um tamanho de uma quadra. E os sete toques criados pelo Mestre Bimba que vão variando os jogos.
Os sete toques da capoeira regional: 
IÚNA: Este toque foi baseado no canto do pássaro Iúna. É um jogo mais dentro e contínuo, executando movimentos de "floreio", e apenas os mestres e formados podem participar nesse jogo. Durante a sua execução utilizam apenas os instrumentos, e não se canta.
AMAZONAS: É o toque festivo, usado para saudar mestres visitantes de outros lugares e seus respectivos alunos. É usado em batizados e encontros.
CAVALARIA: É o toque de aviso ou de alerta. Sua origem remonta ao tempo da proibição da capoeira, quando era empregado para denunciar a presença da polícia montada, do chamado esquadrão da cavalaria. Um capoeirista postava-se num lugar estratégico e, ao divisar a polícia, imitava o tropel dos cavalos no berimbau e a roda transformava-se em "inocente brincadeira".

SANTA MARIA: É utilizado geralmente apenas em apresentações e relaciona-se ao jogo de navalha, faca ou facão. 
BENGUELA: É um jogo lento, solto, floreado e bastante disputado, que foi introduzido para poder jogar com os angoleiros.
IDALINA: Neste toque não há um tipo característico de jogo claramente definido, sendo que, às vezes prevalece na "performance" dos jogadores uma certa teatralidade que remete à conquista amorosa.
SÃO BENTO GRANDE DE BIMBA: Neste jogo requer um jogo pelo alto, solto e rápido com golpes explosivos e traumáticos.

Um comentário:

  1. Alguns capoeiristas afirmam que os toques da capoeira regional são oito, incluindo o hino da capoeira, porém os toques deixados pelo mestre Bimba na verdade são os sete acima relacionados. Portanto o hino ele foi incluso depois mas sem a presença do mestre Bimba. SALVE CAPOEIRA!

    ResponderExcluir