Os principais toques da capoeira regional deixados pelo mestre Bimba
10:40 PM, 25/6/2013
.. 0 comentários
.. Link
Na
Capoeira Regional possui apenas um berimbau e dois pandeiros, e as
ladainhas geralmente são curtas, mais ou menos de um tamanho de uma
quadra. E os sete toques criados pelo Mestre Bimba que vão variando os
jogos.
Os sete toques da capoeira regional:
IÚNA:
Este toque foi baseado no canto do pássaro Iúna. É um jogo mais dentro
e contínuo, executando movimentos de "floreio", e apenas os mestres e
formados podem participar nesse jogo. Durante a sua execução utilizam
apenas os instrumentos, e não se canta.
AMAZONAS:
É o toque festivo, usado para saudar mestres visitantes de outros
lugares e seus respectivos alunos. É usado em batizados e encontros.
CAVALARIA:
É o toque de aviso ou de alerta. Sua origem remonta ao tempo da
proibição da capoeira, quando era empregado para denunciar a presença da
polícia montada, do chamado esquadrão da cavalaria. Um capoeirista
postava-se num lugar estratégico e, ao divisar a polícia, imitava o
tropel dos cavalos no berimbau e a roda transformava-se em "inocente
brincadeira".
SANTA MARIA: É utilizado geralmente apenas em apresentações e relaciona-se ao jogo de navalha, faca ou facão.
BENGUELA: É um jogo lento, solto, floreado e bastante disputado, que foi introduzido para poder jogar com os angoleiros.
IDALINA:
Neste toque não há um tipo característico de jogo claramente definido,
sendo que, às vezes prevalece na "performance" dos jogadores uma certa
teatralidade que remete à conquista amorosa.
SÃO BENTO GRANDE DE BIMBA: Neste jogo requer um jogo pelo alto, solto e rápido com golpes explosivos e traumáticos.
Alguns capoeiristas afirmam que os toques da capoeira regional são oito, incluindo o hino da capoeira, porém os toques deixados pelo mestre Bimba na verdade são os sete acima relacionados. Portanto o hino ele foi incluso depois mas sem a presença do mestre Bimba. SALVE CAPOEIRA!
ResponderExcluir