Principais toques da capoeira de angola
10:47 PM, 25/6/2013
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Na
Capoeira de Angola existem três tipos de berimbaus: o Gunga (grave), o
Médio e o Viola (agudo), sendo que cada um deles é diferenciado pelo
tamanho da cabaça. Junto aos berimbaus é colocado o pandeiro, o
atabaque, o agogô e o reco-reco.
Ao
iniciar o jogo de angola é cantada uma ladainha pelo mestre presente
na roda, ou por um dos capoeiristas que estão no pé do berimbau, após a
ladainha é cantado o canto de ligação, e os dois capoeiristas aguardam
atentamente, só no canto corrido que eles estão liberados para iniciar
o jogo. É importante falar que na Angola não se canta ladainha no meio
das quadras ou corridos, mas, pode ser cantada uma em seguida da
outra, se o ritmo parar, torna-se obrigatórios recomeçar com outra
ladainha. Em academias tradicionais de Angola, quando uma dupla termina
o seu jogo, automaticamente o som pára, os outros dois capoeiristas se
preparam para jogar, iniciando com outra ladainha, e assim
sucessivamente.
Os principais toques da capoeira angola:
ANGOLA: Este toque é tocado pelo berimbau Gunga, o qual comandará a roda, dando inicio e cadência ao ritmo.
SÃO BENTO PEQUENO: Este toque é tocado pelo berimbau Médio, acompanhando o ritmo do toque de Angola. Também conhecida como Angola Invertida.
SÃO BENTO GRANDE DE ANGOLA: Este toque é tocado pelo berimbau Viola, acompanhando o ritmo do Gunga, porém com mais variações.
JOGO DE DENTRO:
Este toque indica a prática do jogo com o mesmo nome. Jogo de Dentro é
jogo de malícia, resistência e muito conhecimento na roda.
APANHA LARANJA NO CHÃO TICO-TICO:
Muito usado pelos capoeiristas e Mestres antigos, este toque usava-se
para pegar dinheiro na roda, ou seja: em determinado momento, alguns
espectadores lançavam notas, no centro da roda, as quais eram reunidas e
envoltas em um lenço. Iniciava-se então um jogo manhoso e de muita
destreza e malicia na busca de pegar o dinheiro com a boca. Hoje em dia
esta prática está em desuso, já que a violência tem prevalecido muitas
vezes na Roda de Capoeira.
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